4 dicas de decoração pra deixar sua casa nova mais aconchegante

4 dicas de decoração pra deixar sua casa nova mais aconchegante

Você está prestes a morar no seu imóvel novo e procura dicas de decoração para deixar tudo como sempre sonhou? Fazer um projeto bem planejado e com a ajuda de um profissional deixará a sua casa muito mais agradável, aconchegante e harmônica, ou seja, perfeita para o seu dia a dia e para receber a sua família e amigos.

Quer uma ajuda com isso? Dá uma olhada nas 4 sugestões que apresentamos a você neste post. Assim, na hora de contratar o arquiteto ou designer de interiores, já terá uma ideia do que pode pedir a ele para deixar os ambientes mais funcionais e com o seu estilo.

1. Procure o estilo que combina com você

Há uma infinidade de estilos de decoração e, mesmo os mais tradicionais, acabam sofrendo a influência das tendências para cada época em que vivemos. Por isso, o ideal é que você faça uma boa pesquisa antes de determinar aquele que vai predominar no projeto de decoração da sua casa.

Você pode, também, conversar com o profissional que fará o seu projeto para entender melhor como misturar estilos sem perder a elegância e o conforto que espera ter em seus ambientes. Assim, escolherá os móveis de acordo com o que foi definido, buscando harmonia, mas sem com isso deixar de lado a criatividade. Veja quais são os estilos mais conhecidos:

  • clássico;
  • retrô ou vintage;
  • boho;
  • industrial;
  • rústico;
  • minimalista;
  • contemporâneo;
  • romântico;
  • asiático, entre outros.

2. Acerte na escolha de acessórios e objetos de decoração

A partir da definição dos estilos que serão usados nos ambientes da sua casa, será possível iniciar a compra dos objetos e acessórios que complementarão o visual. É importante saber usar a mistura de cores e estampas para que a decoração não fique carregada.

Uma alternativa interessante é verificar se os objetos que você já tem combinam com o novo planejamento. Caso contrário, ainda vale checar o que poderá ser aproveitado de forma diferente, com reformas ou customizações. Lembre-se de que almofadas, quadros, esculturas e cortinas ajudam a criar um ar mais aconchegante e personalizado.

3. Pense na funcionalidade dos móveis e na praticidade

Entre as dicas de decoração, talvez essa seja uma das mais importantes. No momento da escolha dos móveis, além de optar por aqueles que combinam com o estilo desenvolvido para o seu projeto, é importante que eles sejam funcionais e tragam praticidade ao seu dia a dia.

Procure aqueles que tenham materiais resistentes e que proporcionem versatilidade, ou seja, possam ser usados para diferentes finalidades. Nos cômodos menores, o ideal é optar pelos móveis planejados, assim como na cozinha e nos banheiros.

4. Deixe áreas livres para circulação

Por fim, nossa sugestão é que você evite deixar a casa muito cheia de móveis, que podem atrapalhar a circulação de moradores e de visitantes. Um exemplo disso é a sala de jantar. O ideal, nesse caso, é que as mesas e cadeiras tenham uma distância de, pelo menos, 80 centímetros da parede. Isso garante o conforto de todos, além da praticidade na hora da limpeza.

Com essas dicas de decoração, temos certeza de que você conseguirá trabalhar com mais tranquilidade no projeto. Não se esqueça de que o arquiteto ou o designer de interiores são profissionais qualificados, que ajudam a escolher os estilos que mais combinam com a sua personalidade e, inclusive, a encontrar móveis e objetos com melhor custo-benefício no mercado.

Gostou das nossas sugestões? Que tal continuar aprendendo sobre o assunto e ler nosso post com 4 dicas para decorar a fachada usando o paisagismo na frente da casa?

banner e-bookPowered by Rock Convert

One Comment

  1. Pingback: Aprenda como construir uma área de lazer incrível em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *