5-dicas-para-evitar-o-desperdicio-de-material-de-construcao-na-obra

5 dicas para evitar o desperdício de material de construção na obra

O desperdício de material de construção pode causar um grande impacto no valor final da obra. Em algumas construções esse item pode representar vinte por cento do total comprado. Isso significa que o valor da obra estará mais alto do que o necessário, e por isso devem ser tomadas medidas de planejamento para melhorar o aproveitamento dos materiais durante a construção.

Veja, a seguir, cinco maneiras de evitar o desperdício de material durante a construção de uma obra. Confira!

1. Invista em um bom planejamento da obra

O primeiro passo para evitar desperdícios de material é investir em planejamento. É importante que seja realizado um estudo sobre o terreno, sobre o que será construído, qual o tipo de estrutura será levantada, e outras informações.

Todas essas particularidades ajudam o profissional a montar um planejamento eficiente sobre as etapas construtivas, e até mesmo a fazer um cronograma físico-financeiro. Assim são estimados o valor gasto em cada etapa.

2. Não faça uma compra única de material

Por mais que seja tentador comprar todos os materiais da obra de uma única vez, o ideal é comprar aos poucos, conforme o desenvolver da obra.

Alguns materiais podem estragar por conta do mau armazenamento. Além disso, o projeto pode sofrer alterações, então materiais não previstos podem se tornar necessários e o que foi comprado anteriormente acabar sem valor.

3. Estoque os materiais corretamente

Cada material tem uma forma de armazenamento ideal para preservar as suas propriedades. Dependendo do porte da obra, faz-se necessário montar um pequeno barracão para proteger os materiais mais sensíveis até o seu uso.

Sacos de cimento, por exemplo, devem ser armazenados longe da umidade. Enquanto porcelanatos podem ser armazenados nas suas caixas, porém com o cuidado de empilhá-los corretamente para evitar a queda.

4. Contrate mão de obra qualificada

A equipe de colaboradores é a responsável por desenvolver todas as etapas construtivas da obra, por isso, escolha profissionais qualificados. Mantenha sempre a comunicação aberta para evitar mal entendidos e alinhar as expectativas.

Alguns trabalhos específicos, como a instalação de gesso, exigem profissionais especializados. Para esses serviços, busque recomendações e, se possível, veja os trabalhos desenvolvidos anteriormente por esses profissionais.

5. Visite a obra com frequência

Visitar a obra frequentemente ajuda a acompanhar a evolução das tarefas desenvolvidas. Dessa maneira, você consegue comparar o que está sendo construído com o projeto e identificar possíveis erros ainda no início.

Além disso, como a compra de materiais deve ser feita aos poucos você também acompanha os materiais que estão acabando e que devem ser renovados.

Como foi visto, existem diversas maneiras de evitar o desperdício do material de construção quando decidimos construir uma residência. Os principais benefícios ao aplicar as nossas dicas é reduzir erros que levam ao retrabalho e desperdício de materiais. Uma obra eficiente deve ser planejada e acompanhada de perto para aproveitar da melhor forma possível o dinheiro investido naqueles materiais.

Gerenciar uma obra não é tarefa simples, ainda mais quando somada à rotina cotidiana. Isso não significa que sua obra deve ficar sem um gerenciamento eficiente. Veja mais sobre o gerenciamento terceirizado para obra residencial. Solução ideal para quem tem tempo reduzido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *