5-elementos-que-nao-podem-faltar-no-projeto-de-uma-casa-sustentavel

5 elementos que não podem faltar no projeto de uma casa sustentável

Vai construir um imóvel? Que tal pensar em um projeto de casa sustentável? É uma forma de ajudar na preservação dos recursos naturais e, ainda, ter mais economia de gastos com energia e água, por exemplo.

Existem alguns elementos que, quando projetados desde o planejamento da sua obra, podem não aumentar tanto o custo da construção. Entre eles, podemos falar de aproveitamento de água, instalação de painéis fotovoltaicos, entre outros.

Quer saber o que não pode faltar em sua obra para que você tenha uma casa sustentável? Confira as nossas sugestões!

1. Painéis fotovoltaicos

Essa, provavelmente, é uma das primeiras coisas que vêm à mente quando falamos em casa sustentável. O aproveitamento da energia solar tem sido cada vez mais utilizado em obras residenciais. Por meio dos painéis fotovoltaicos, é feita a captação da energia, convertendo-a em eletricidade.

Com isso, além de abastecer a sua casa, você poderá, até mesmo, receber alguma compensação em créditos com a operadora de energia da sua cidade. Isso porque, em caso de sobra (se você gerar mais do que consumir), poderá contribuir com o abastecimento da sua cidade e a diferença será abatida das suas próximas contas de luz.

2. Torneiras com aerador

Há diversas formas de reduzir o desperdício no consumo de água em uma residência. Uma delas é a utilização dos aeradores nas torneiras. Com eles, a água sai em pequenos furos, exatamente como ocorre com os chuveiros. Assim, mesmo que você não perceba, menos líquido sai dos canos, sem atrapalhar o seu uso.

3. Sistema de armazenamento de água da chuva

Outra maneira de preservar esse recurso natural tão importante é aplicar sistemas de reuso da água. Você pode fazer isso por meio da captação da água da chuva. Calhas, tanques e cisternas instalados na casa cumprem essa função. O líquido armazenado pode ser usado para limpeza das áreas externas ou ser conectado à descarga dos vasos sanitários.

4. Vasos de acionamento duplo

Por falar neles, há uma forma simples de reduzir o desperdício de água nos banheiros. Trata-se da instalação de vasos sanitários com caixa acoplada e acionamento duplo dos botões. Um deles é usado para a limpeza de resíduos sólidos, dispensando mais água. O outro, com menor vazão, é para os resíduos líquidos.

5. Uso de materiais sustentáveis

Por fim, você pode fazer a opção por materiais mais sustentáveis a serem utilizados em sua obra. Reúna-se com o seu arquiteto e procure aqueles que respeitam o meio ambiente, como a madeira de demolição, proveniente de áreas de replantio. O bambu também é uma excelente alternativa nesse sentido.

Cada vez mais, o setor de construção oferece alternativas, como o cimento fabricado com base em resíduos da indústria, tijolos e telhas sustentáveis, entre outros. Na decoração também vale buscar tintas com componentes atóxicos ou naturais e por soluções inteligentes.

Seguindo as nossas dicas, o resultado do seu projeto será uma bela casa sustentável, que vai proporcionar conforto e economia para a sua família. Não deixe, porém, de conversar com os profissionais da construtora contratada para que os desperdícios também sejam evitados durante a obra.

O que achou das nossas dicas? Se você está planejando a construção da sua casa, confira nosso post que mostra as etapas de uma obra residencial.

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *