acompanhamento de obras

Qual a importância do engenheiro no acompanhamento de obras?

Quando pensamos na construção da tão sonhada casa própria, muitos fatores são relevantes. Dentre eles, porém, o acompanhamento de obras tem destaque. Afinal, caso essa etapa seja realizada de modo errado, ou ineficaz, o proprietário do futuro imóvel pode sofrer com graves prejuízos e até mesmo com riscos relacionados à estrutura do imóvel.

Neste contexto, contar com o apoio de um engenheiro é fundamental. Isso porque o profissional é altamente capacitado para lidar com todas as etapas da construção, isso seguindo normas e diretrizes de desempenho e segurança.

Você se preocupa com a segurança de seu futuro imóvel e quer que ele seja construído de forma adequada, sem sofrer com prejuízos de materiais ou de tempo? Leia o artigo e entenda como contratar um engenheiro para acompanhar a obra pode te ajudar nessa tarefa!

Segurança

Por mais que para um imóvel fatores como custo e localização sejam importantes, eles perdem em relevância quando são comparados à segurança. Isso acontece porque mesmo uma casa bonita, construída em uma área altamente valorizada, pode apresentar graves riscos para seus moradores se a obra não for realizada de forma correta.

É importante ressaltar que a segurança de um imóvel não está relacionada apenas com a quantia de recursos aplicada em sua construção, de modo que mesmo edificações de alto padrão podem apresentar graves problemas estruturais, quando a sua construção não é monitorada por um profissional habilitado.

Por esse motivo, a presença de um engenheiro para realizar o acompanhamento de obras é tão importante, porque o profissional é capacitado na elaboração e execução de projetos, o que lhe permite considerar fatores como:

  • o tipo do terreno em que o imóvel será construído;
  • o número de andares e de cômodos que o imóvel deve ter;
  • os fatores externos que podem incidir sobre o futuro imóvel.

Ao analisar esses pontos sensíveis, e muitos outros, o engenheiro é capaz de elaborar um projeto que atenda todos os padrões necessários para garantir a segurança dos moradores do imóvel. Além disso, ao acompanhar o andamento da obra, o profissional pode fazer com que a construção de fato seja feita de acordo com o projeto, elaborado por ele.

Redução de custos

Outro fator muito considerado, por pessoas que desejam construir um imóvel, é o custo total da obra. Afinal, antes dar início à construção, o indivíduo precisa ter certeza que pode arcar com ela sem comprometer seu orçamento, contraindo dívidas.

A grande questão é que a execução de uma obra está sujeita a uma série de fatores que podem influenciar seus custos, tanto para baixo quanto para cima, o que torna a tarefa de mensurá-los complexa, principalmente para uma pessoa que não conta com a devida formação e experiência na área.

Neste contexto, o modo como os pedreiros utilizam o material é muito importante, pois esse fator define o modo como os materiais serão aproveitados. Sem os conhecimentos necessários, o proprietário não é capaz de avaliar se os pedreiros estão usando os materiais da forma certa, o que abre espaço para que ele sofra uma série de prejuízos sem nem ao menos saber.

O engenheiro, porém, tem amplos conhecimentos para avaliar a necessidade dos materiais de construção e para observar a obra, impedindo assim que gastos desnecessários ocorram. Um benefício que pode reduzir drasticamente o custo de uma construção.

Gestão do tempo da obra

Quando pensamos na construção do imóvel, e nos interesses de seus futuros moradores, é fácil perceber como o tempo é importante. Afinal, todos querem morar no novo imóvel o mais rápido possível. A grande questão é que, para que cada etapa necessária para a execução da obra seja realizada, é preciso uma determinada quantidade de tempo. Apressar alguns processos pode reduzir sua eficiência e pôr em risco os futuros moradores.

É importante levar em consideração, porém, que dependendo da forma como são remuneradas, algumas pessoas podem tornar esses processos de construção ainda mais lentos, com a finalidade de prolongar a obra.

Caso a edificação conte com um engenheiro para companhar obras, esse problema é eliminado. Isso ocorre porque o profissional conhece o tempo requerido por cada etapa da obra, o que lhe permite identificar atrasos intencionais.

Serviço especializado

Uma casa é mais do que um espaço coberto, para que ela realmente seja considerada um lar, precisa fornecer o conforto necessário para seus moradores e se ajustar às demandas de cada um deles. O problema é que, sem a devida experiência, a pessoa interessada em construir o imóvel pode ter dificuldade de identificar as necessidades que ele deve atender, tornando assim o resultado final, depois da obra, insatisfatório.

O engenheiro, porém, tem conhecimentos suficientes para avaliar fatores como a luz natural, corrente de ar e até mesmo a acústica do ambiente, o que lhe permite projetar espaços confortáveis.

Além disso, ao conversar com os futuros moradores do imóvel, o profissional é capaz de entender suas necessidades e projetar soluções para elas, tornando assim a futura residência personalizada.

Regulamentação

Por fim, é válido ressaltar que, segundo a regulamentação brasileira, obras e reformas precisam ser devidamente acompanhadas por um profissional habilitado, como um engenheiro ou arquiteto. Caso a pessoa interessada em construir o imóvel descumpra essa lei, ela pode ter a obra embargada e ainda receber multas, emitidas pela prefeitura.

Portanto, a presença de um profissional habilitado é indispensável para a execução de uma obra!

Ao contratar um engenheiro para realizar o acompanhamento de obras, os futuros moradores do imóvel contam com uma série de vantagens, principalmente relacionadas à segurança, que pode ser considerado o fator mais importante. A grande questão é que, além do engenheiro, outros profissionais qualificados se fazem necessários para que a edificação seja realizada.

Levando esse fato em consideração, recorrer a uma construtora tende a ser melhor opção. Isso porque, ao terceirizar a obra, o proprietário tem acesso aos serviços de uma empresa especializada, que tem em seu quadro engenheiros, arquitetos e pedreiros qualificados.

Além disso, construtoras costumam ter uma relação comercial com fornecedores, graças ao grande volume de compras, o que lhes permite receber descontos que se refletem no custo final da construção.

Você gostaria de contar com acompanhamento de obras altamente especializado, para monitorar a construção de seu imóvel? Entre em contato conosco e descubra as soluções da Misorelli Engenharia!

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *