alugar-ou-comprar-imovel-saiba-como-escolher-a-melhor-opcao

Alugar ou comprar imóvel? Saiba como escolher a melhor opção

Estilo de vida, planos para o futuro, necessidade ou não de obter mais estabilidade financeira e emocional… são todas questões que devem ser consideradas no momento de decidir entre alugar ou comprar imóvel. O senso comum dita que a aquisição deveria ser perseguida por todos, mas será que esse é o momento certo em sua vida para um investimento desse porte?

É essa questão que desejamos ajudar você a avaliar com este artigo. Vamos mostrar quais são os aspectos que devem ser analisados antes de fazer uma escolha definitiva. Esperamos que a leitura seja útil para que encontre a melhor opção. Boa leitura!

Avalie o valor do investimento

Uma boa análise financeira pode ser a chave para ajudar você a tomar a decisão entre alugar ou comprar imóvel. Aqui, vale pensar no valor do investimento em um bem e fazer as contas, na ponta do lápis, como se diz, para verificar quanto dinheiro está perdendo ao pagar as mensalidades de um contrato de locação.

Tudo pode depender de quanto consegue reunir para fazer um financiamento, por exemplo. Afinal, se os juros forem muito altos, realmente ainda não é momento de investir na casa própria. Por outro lado, é possível pensar em um consórcio para a aquisição do imóvel, caso consiga arcar com as prestações enquanto ainda paga pelo aluguel.

Pense na sua estabilidade financeira em médio e longo prazo

Aqui, duas análises devem ser feitas. A primeira diz respeito a você se questionar como se vê daqui a dez anos, por exemplo. Se você tem um bom trabalho e sabe que pode arcar com as prestações de um financiamento imobiliário sem sustos, pode ser o momento certo de fazer a aquisição.

Algo que pode ajudar muito a tomar essa decisão é a sua situação financeira e as condições de obter um bom financiamento imobiliário. Você pode verificar, por exemplo, como está o saldo do seu Fundo de Garantia, que pode ser usado para dar entrada na compra de um imóvel

O outro lado dessa moeda serve para fazer você pensar se a locação é mesmo uma opção viável em seu futuro: por quanto tempo você acha que a instabilidade (encerramento de contrato, aumento anual do valor da locação etc.) será suportável em sua vida? Essa resposta é importante para que você tome uma decisão.

Verifique as oportunidades do mercado

O momento certo de comprar um imóvel também tem a ver com a situação econômica e as oportunidades que o mercado imobiliário oferece a você. Por isso, é importante acompanhar as notícias sobre o segmento e ficar bem informado sobre as suas oscilações e sobre as políticas de financiamento habitacional para aproveitar as melhores oportunidades.

Aqui, cabe ficar de olho em:

  • taxas de juros;
  • mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida;
  • queda dos preços de imóveis;
  • alta nos valores para locação etc.

Analise o planejamento familiar

Por fim, essa decisão também passa pela avaliação da sua vida pessoal. O planejamento deve envolver toda a família e considerar, por exemplo, a possibilidade de ter filhos e garantir mais segurança e estabilidade às pessoas com que convive. É preciso, ainda, reunir todos em torno desse objetivo, caso decida pela aquisição da casa própria.

A opção entre alugar ou comprar imóvel, como vimos, é uma escolha muito pessoal e que depende de fatores como sua situação financeira e condições pra arcar com compromissos mais extensos, como um financiamento imobiliário. Faça uma autoanálise, pense em como deseja estar em um futuro não tão distante e tome uma decisão que pode ser determinante para a sua qualidade de vida.

Gostou deste artigo? Quer ficar por dentro de mais informações sobre o mercado imobiliário antes de se decidir? Siga nossas páginas no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *