Aproveite o espaço do terreno e acerte na hora de projetar sua casa

Especialmente nas grandes cidades, a disponibilidade de bons lotes para construção está cada vez menor. Com a ocupação acelerada dos melhores espaços, quem deseja construir a própria casa em uma área maior precisa fazer um investimento mais elevado.

A alternativa a esta situação é aproveitar ao máximo o espaço do terreno com dimensões mais enxutas. E há uma série de técnicas que podem auxiliar na elaboração de projetos focados em lotes menores. Confira, neste post, algumas destas opções e saiba como melhor aproveitar terrenos menores!

Verticalização

A maneira mais utilizada atualmente para construir casas maiores em lotes menores é mirar para o alto. A verticalização, por meio da construção de sobrados ou pequenos prédios, é uma opção para melhor aproveitar o espaço do terreno.

Uma forma muito comum de organizar este modelo de residência é reservar para o segundo andar a área íntima. Limitando os dormitórios ao piso superior, garante-se a privacidade para a família. No piso térreo, onde se pode receber os convidados, ficam os cômodos que podemos chamar de sociais, onde se vai interagir com as visitas, como a sala de estar e a cozinha.

Ambientes integrados

Outra forma de construir uma casa com sensação de maior amplitude em um terreno menor é investir na integração dos ambientes. Salas de estar, de jantar e cozinha em um mesmo espaço, com o mínimo de divisórias possível, dão a sensação de que há mais espaço na casa.

Na maioria dos projetos modernos de sobrados, a única área reservada nos andares térreos destina-se ao lavabo. O restante do espaço, revertido em uma grande área integrada, garante não apenas amplitude, mas também na maior interação entre os moradores e visitantes.

Terceiro piso

Esta é uma alternativa para garantir um espaço extra no projeto. Além do térreo e do segundo andar para a área íntima, é possível aproveitar um terceiro piso para criar um novo ambiente para os moradores. Neste espaço pode ser instalada uma área de lazer, como uma sala de jogos ou de televisão. Ou mesmo um espaço social, como uma churrasqueira ou um espaço gourmet. Tudo vai depender da criatividade empregada ao projeto.

Área externa

Um bom projeto verticalizado pode reservar espaço inclusive para um jardim ou pátio mesmo em um lote pequeno. Esta área também pode ser aproveitada para abrigar a área de serviço, liberando alguns metros no interior da casa. Se a área permitir, há outras opções para valorizar ainda mais o lote, como uma horta ou uma pequena piscina.

Essas são algumas alternativas que podem ser incluídas em um projeto de construção residencial para melhor aproveitar o espaço do terreno. Com criatividade, é possível construir uma casa charmosa e funcional mesmo em um lote pequeno.

Gostou das nossas dicas? Então que tal receber mais conteúdos bacanas como esse? Para isso, siga nosso perfil no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *