Casa ou apartamento: qual a melhor opção?

Quando pensamos na realização de um sonho, como o de adquirir um imóvel próprio, muitas vezes existe mais de um modo de realizá-lo. Embora ter opções sempre seja interessante, elas podem nos deixar confusos, sem saber qual caminho seguir. Neste contexto, uma das dúvidas mais recorrentes está relacionada na escolha entre casa ou apartamento.

Como tal decisão tende a afetar a vida de uma pessoa e de seus entes queridos de um modo profundo, não pode ser tomada sem as devidas considerações. Levando este fato em consideração, achamos por bem desenvolver este conteúdo indicando pontos importantes a respeito dos principais tipos de imóveis.

Continue a leitura e saiba o que analisar antes de escolher entre casa ou apartamento!

Espaço

Embora um apartamento possa contar com áreas de lazer, como cobertura, academia, piscina e salão de eventos, boa parte desses espaços precisa ser compartilhada com os demais moradores do edifício. Muitas vezes para fazer uso de locais, como o salão de festas, o morador precisa até mesmo marcar com antecedência.

Em uma casa, porém, o espaço costuma ser muito maior, de modo que o morador pode ter áreas como jardins, churrasqueira e piscina, isso sem qualquer obrigação de compartilhar o espaço com seus vizinhos. Além disso, ele pode desfrutar de tais áreas quando quiser, sem qualquer tipo de agendamento.

Localização

Via de regra, a construção de edifícios residenciais tende a ser feita próxima aos centros urbanos, ou em locais que garantam um rápido acesso a eles, de modo que seus moradores têm facilidade em acessar comércios e áreas de lazer, como cinemas e teatros.

Os loteamentos e condomínios de casas, porém, muitas vezes costumam ser construídos em locais mais distantes do centro, o que tende a tornar o percurso, feito pelos moradores, para chegar até os comércios e as áreas de lazer, mais longo. Uma situação que pode trazer alguns transtornos, principalmente quanto à locomoção para o trabalho, ou no transporte de crianças para escola.

Liberdade

Para melhorar a convivência entre os moradores de um edifício de apartamentos, um conjunto de regras precisa ser estabelecido. Por mais que estas regras facilitem a convivência, definindo, por exemplo, normas para o uso de espaços comuns, é inegável que elas restringem a liberdade do morador.

Em uma casa, o morador é capaz de estabelecer as próprias regras, o que permite que ele realize tarefas, como reformas ou construções, muito mais facilmente. Além disso, ele é o único responsável por permitir a entrada de pessoas em sua propriedade, o que tende a se refletir em mais privacidade.

No fim, para escolher entre casa ou apartamento, o morador precisa levar em conta suas necessidades e o estilo de vida que costuma levar. Caso ele viva sozinho, ou com uma família pequena, o apartamento pode ser uma boa opção. Mas é necessário levar em consideração que ele não oferece a mesma liberdade e espaço que uma casa, o que pode dificultar a vida de uma família.

Neste contexto, é válido ressaltar que, ao construir uma casa, seus moradores têm acesso a um espaço totalmente planejado para atender suas necessidades, o que lhes fornece um nível totalmente diferente de conforto e acolhimento.

Depois de ler este artigo, qual tipo de imóvel você acredita que atende melhor às suas expectativas, uma casa ou apartamento? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião!  

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *