como-funciona-o-uso-do-fgts-para-construcao-entenda-aqui

Como funciona o uso do FGTS para construção? Entenda aqui!

Muita gente não sabe, mas o saldo do seu Fundo de Garantia por tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado tanto para comprar quanto para construir uma casa. O recurso, garantido por lei para todo trabalhador com registro em carteira, é depositado todos os meses pelo empregador em uma conta na Caixa Econômica Federal. O valor é equivalente a 8% do seu salário.

Quer aprender como usar o FGTS para construção, quem tem direito a esse benefício e como funciona esse processo? Continue a leitura deste post!

Como funciona o uso do FGTS para construção?

Que o saldo do FGTS pode ser usado para a compra de um imóvel já está bem claro. Mas a Caixa também pode liberar o recurso para a construção, desde que você atenda aos critérios estabelecidos pelo governo federal. Nesse caso, você poderá usar o dinheiro tanto para o pagamento total do valor quanto para parte dele. Veja quais são as regras para obtenção do benefício:

  • o terreno onde será feita a construção deve estar em seu nome;
  • o imóvel deve ser avaliado em até R$1,5 milhão;
  • a construção deve ser residencial e urbana;
  • o saldo do FGTS não pode ter sido usado nos últimos três anos;
  • você não pode ser beneficiário do Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • deve ter, no mínimo, três anos de carteira assinada, consecutivos ou não;
  • não pode ser proprietário de imóvel no mesmo município onde será feita a obra.

Qual o passo a passo para a retirada do FGTS para construção?

É preciso percorrer alguns caminhos para a obtenção desse benefício. Confira quais são eles:

  1. consulte o saldo do seu Fundo de Garantia nas contas ativas e inativas;
  2. faça o levantamento de todos os documentos necessários;
  3. vá até a Caixa Econômica Federal e solicite a aprovação da liberação do Fundo de Garantia;
  4. aguarde que a perícia vistorie o terreno onde será realizada a obra;
  5. peça a liberação do saldo do FGTS.

Posso reformar minha casa usando o FGTS?

Para fazer a reforma ou a ampliação da sua casa não será possível usar o dinheiro do FGTS diretamente na operação. Mas existem duas possibilidades de linhas de crédito oferecidas pela Caixa Econômica Federal, que explicaremos a seguir.

Fimac FGTS

Nessa modalidade, chamada de Financiamento de Material de Construção (Fimac), os valores liberados para crédito são baixos, de até R$20 mil. Por isso, costuma ser usada para reformas. O pagamento do valor financiado pode ser feito em até 120 meses. Porém, nesse caso, o saldo do FGTS serve somente como referência para que o crédito seja concedido, ou seja, você não vai utilizar o dinheiro.

Para ter direito a essa linha de crédito, o pretendente precisa apresentar um plano de obras, além da documentação exigida, como identidade e comprovante de renda. A contribuição para o FGTS deve ser de, no mínimo, três anos. Você não pode ter outros tipos de financiamento imobiliário.

Construcard

Aqui, trata-se do financiamento para a compra de materiais de construção, que deve ser feita em estabelecimentos credenciados à Caixa Econômica Federal. Com esse cartão, você poderá adquirir todos os itens necessários para a obra, desde cimento, telhas, tijolos, materiais de acabamento até caixa d’água, piscina ou equipamento de energia fotovoltaica.

Para obter o crédito, você passará por uma análise realizada pela instituição financeira, que determinará qual será o valor financiado, a taxa de juros e o prazo para o pagamento das prestações. Com a apresentação do plano de obras, você poderá abater parte da dívida usando o saldo do FGTS.

Como vimos, é possível usar o FGTS para construção e para reforma da sua casa, mas cada situação terá critérios diferentes de liberação do crédito pela Caixa Econômica Federal. Se você está pensando em realizar o sonho de construir a casa própria, comece a fazer o seu planejamento e estude a possibilidade de usar esse beneficio para custear a obra.

Este artigo foi útil? Quer continuar recebendo conteúdos interessantes que podem ajudar você a pensar melhor na construção do seu imóvel? Assine a nossa newsletter agora mesmo!

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *