Comprar ou construir uma casa? Descubra as principais diferenças!

Comprar ou construir uma casa? Esse costuma ser o maior questionamento de quem está começando a pensar em ter um imóvel próprio.

Claro que as duas opções têm as suas vantagens e desvantagens, e escolher uma delas vai depender, essencialmente, de quais são os seus objetivos. O que podemos antecipar é que a construção dará mais possibilidades de personalização e — acredite! — economia no custo final.

Neste artigo, nossa intenção é ajudá-lo a entender melhor quais são os benefícios proporcionados por cada uma dessas opções. Assim, terá mais segurança na hora de decidir.

Vamos conhecer melhor sobre a compra e a construção de um imóvel? Continue com a gente!

Comprar uma casa pronta: quais são as vantagens?

Para quem está com pressa para se mudar, certamente essa é a melhor opção. Mas é preciso muito cuidado, pois você conhece o ditado: ela é inimiga da perfeição. Escolher um imóvel pronto requer muita pesquisa para encontrar a localização ideal e com o tamanho dos cômodos que atenderá às suas necessidades e expectativas.

Além disso, você terá que se contentar com o estilo arquitetônico predefinido. Outro ponto que merece cuidado é uma avaliação criteriosa da qualidade da edificação, pois os materiais usados na obra estão diretamente ligados aos gastos que você poderá ter, mais tarde, para reformas e substituição de itens que podem se estragar com o tempo.

Por fim, devemos lembrar que o custo de um imóvel pronto é mais elevado, pois ele já passou por uma valorização desde que a obra iniciou até a sua venda, ou no caso de imóveis novos existe a margem de lucro do construtor que elevará ainda mais o valor do imóvel. Além disso, certamente você terá que fazer algumas adaptações no bem para adaptar ao seu uso.

Comprar ou construir uma casa: por que construir pode ser mais vantajoso?

Tirando a questão do tempo, construir uma casa tem como principal benefício a possibilidade de viver em um imóvel completamente novo, sem ser preciso uma reforma para adequar às suas necessidade e gostos pessoais. Isso significa que vai demorar bastante tempo para você precisar desembolsar mais dinheiro com manutenção e reformas. Assim, usando materiais de qualidade, a construção garante maior vida útil e valorização do dinheiro investido.

Outra vantagem grande dessa opção, principalmente para quem está em dúvida entre comprar ou construir uma casa, é que poderá fazer o projeto da maneira como sempre sonhou. É a sua oportunidade de criar, junto com o arquiteto e o engenheiro, os cômodos e áreas de lazer da forma que preferir e nos tamanhos que precisa, de acordo com as suas necessidades.

Mais do que isso, ao construir do zero você terá uma economia significativa em relação à aquisição de uma casa pronta. Dependendo do caso, o valor de um imóvel usado pode ser aplicado na compra do terreno e na construção, incluindo compra de materiais e mão de obra.

Terceirização da obra: é uma boa opção para você?

Sabemos que nem todos têm paciência e tempo para o acompanhamento devido de uma obra e que isso é fundamental para que as vantagens da construção de uma casa sobre a compra sejam percebidas — e uma solução para isso é a terceirização.

Ao contratar uma construtora, toda a elaboração do projeto, o gerenciamento da obra, o planejamento e a gestão dos custos e das compras de materiais necessários ficarão a cargo da empresa contratada.

A experiência dos profissionais envolvidos é uma das maiores vantagens dessa alternativa, contribuindo de maneira decisiva para a otimização dos custos e garantindo um investindo de qualidade e segurança. Como mencionamos, a decisão entre comprar ou construir uma casa tem relação direta com os seus objetivos e com o prazo que tem para fazer a mudança.

Mas para quem deseja investir melhor e, ainda por cima, economizar, além de conseguir viver no lugar onde sempre sonhou, a construção é o melhor caminho, em especial se for feita a contratação de uma empresa especializada no assunto.

O que achou deste artigo? Ajudamos você a tomar uma decisão sobre o seu imóvel? Siga nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de outros conteúdos interessantes como este, além de boas ideias para o seu projeto! Estamos esperando você no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *