Como escolher uma boa construtora em Itu? Confira nossas 8 dicas

Conforme a cidade de Itu cresce, gerando novas oportunidades tanto para a abertura de empresas quanto de vagas de trabalho, muitas pessoas pretendem se mudar para ela. Nesse contexto, uma das questões mais importantes é saber como escolher uma construtora em Itu.

Isso ocorre porque, embora tecnicamente o indivíduo seja capaz de construir sua casa de forma independente, os custos de tempo e recursos tendem a tornar essa opção pouco interessante. A questão seguinte está relacionada a empresa responsável pela obra. Afinal, uma decisão ruim pode causar graves problemas a pessoa interessada em construir uma casa.

Pensando nesses problemas, resolvemos desenvolver este conteúdo com orientações a respeito dos principais fatores que devem ser considerados por uma pessoa de deseja escolher uma construtora em Itu. Leia o artigo e descubra 8 dicas para tomar uma decisão inteligente!

1. Avalie o histórico da construtora

A edificação de um imóvel é um assunto sério, pois demanda que o seu proprietário invista seu tempo e recursos. Além disso, uma casa está diretamente relacionada a qualidade de vida de uma família, de modo que cada detalhe, desde o seu projeto até as etapas de construções, deve ser devidamente planejado e executado.

Por essa razão, antes de escolher uma construtora em Itu, é importante que a pessoa interessante em construir o imóvel pesquise o histórico das empresas que chamaram a sua atenção em busca de fatos positivos e negativos a respeito delas. Nesse momento, a internet é uma ferramenta extremamente útil!

Ao fazer uso de sites como o Reclame aqui, por exemplo, qualquer pessoa pode verificar as principais reclamações a respeito de companhias, e o modo como as companhias em questão respondem e lidam com tais reclamações. Além disso, em meio aos dados disponíveis na internet, é possível encontrar informações positivas que indiquem algum diferencial.

2. Verifique se ela tem processos

Embora a internet seja uma ferramenta muito eficaz, é possível que alguns detalhes não estejam disponíveis, ou que sejam um pouco complexos para que uma pessoa sem os devidos conhecimentos os interpretem. Nesse momento, é necessário buscar a ajuda de profissionais qualificados.

Quando o assunto está relacionado a problemas legais, essa atitude se torna ainda mais importante. Sim, é possível verificar na internet a existência de processos legais, mas, ao confiar essa tarefa a um advogado, a pessoa interessada em construir um imóvel em Itu passa a contar com serviços mais completos e especializados.

Isso porque, além de identificar qualquer problema entre a construtora e a justiça, o advogado é capaz de compreender a fundo sua natureza e transmitir essa informação a pessoa que deseja escolher uma construtora em Itu. Ao receber dados mais confiáveis, o indivíduo será capaz de tomar uma decisão mais eficiente.

3. Analise seu portfólio

Depois de pesquisar a respeito do histórico das construtoras em Itu, e verificar a existência de pendências legais, a pessoa interessada em edificar uma residência será capaz de elaborar um filtro e reduzir o número de candidatos em potencial. O passo seguinte consiste em estreitar ainda mais esse funil, avaliando diretamente a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de construção.

Nessa etapa do processo de seleção, o indivíduo precisa verificar, de preferência pessoalmente, o portfólio da construtora, para averiguar seu desempenho. Entre os detalhes que devem ser observados nesse momento, podemos citar os seguintes:

  • aparência do imóvel;
  • acabamentos;
  • circulação de ar no ambiente;
  • iluminação natural;
  • força e qualidade das estruturas.

É necessário ressaltar que, por mais que uma pessoa se esforce para se inteirar a respeito dos itens mais importantes em uma construção, sem o conhecimento específico necessário, ela não será capaz de analisar esses pontos com a mesma eficiência de um profissional. Por essa razão, é importante contar com o apoio de um engenheiro, ou arquiteto, no momento de visitar o portfólio da construtora.

Ao tomar esse cuidado, o indivíduo pode deixar a verificação dos detalhes mais específicos da obra para o profissional habilitado. É importante, porém, que o profissional de fato seja de confiança, pois sua orientação terá um grande peso sobre a escolha da construtora em Itu.

4. Procure saber quem são os seus proprietários

Se considerarmos a importância da edificação de uma casa, e o seu impacto sobre a qualidade de vida de seus proprietários, é fácil perceber que todas as medidas, que garantam a segurança da obra, devem ser implementadas. Entre essas medidas, uma das mais necessárias e se inteirar a respeito dos proprietários da construtora.

Isso ocorre porque, por mais que pessoas possam mudar, indivíduos conhecidos por dar golpes, como calotes ou fraudes, podem criar esquema, uma situação que poderia causar graves prejuízos. Além disso, caso o dono da construtora não seja tenha conhecido no mercado, existe a possibilidade de que ele não tenha as qualificações necessárias para gerir um negócio nesse nicho, o que também poderia prejudicar a obra.

Por essa razão, antes de optar por uma construtora em Itu, a pessoa interessada em edificar um imóvel precisa conhecer o histórico de seu proprietário e verificar se ele tem as qualificações necessárias para gerir o negócio. Caso o dono da empresa não tenha experiência no setor, é importante que ele conte com um time de profissionais capacitado e experiente, para prestar a ele a acessória de que necessita na execução de suas tarefas e na tomada de decisões.

5. Verifique se a empresa entrega as obras no prazo

Muitas vezes, o indivíduo se vê forçado a adquirir uma nova casa porque se precisa se mudar por motivos de trabalho ou mesmo de estudos. Em uma situação como essa, a demora na edificação tende a elevar seus custos de aluguel ou hospedagem. É necessário ressaltar, porém, que só porque uma pessoa não precisa arcar com esses custos, não significa que ela precise esperar por longos períodos até que a obra termine.

Por essa razão, antes de fechar contrato com a empresa responsável pela construção, o indivíduo precisa se inteirar a respeito do prazo médio, para que a obra seja encerrada, e do limite máximo de dias que as etapas de edificação podem levar. Em posse de tais informações, ele precisa analisar se o prazo proposto pela construtora em Itu se adéqua as suas necessidades.

Além disso, ele precisa verificar se de fato a empresa, responsável pela obra, costuma cumprir os prazos que apresenta a seus clientes. Se a resposta para essa questão for negativa, buscar por uma companhia mais confiável tende a ser melhor opção.

6. Se informe a respeito de suas certificações e prêmios

Conforme o acesso a informações se torna mais democrático, é natural que as pessoas se tornem mais críticas a respeito dos serviços e produtos que utilizam. Para atender a essa nova demanda do mercado, e demonstrar para o cliente a alta qualidade de seus produtos, companhias de todos os portes passaram a buscar certificações, como o ISO 9001.

Ao fechar contrato com uma construtora certificada, as pessoas interessadas em construir um imóvel recebem uma garantia de que a empresa em questão passou em rigorosos testes de qualidade. É importante, porém, conhecer a certificação e verificar quais critérios a construtora precisa atender, para recebê-la.

Outro modo de avaliar o desempenho de uma construtora em Itu, e verificar se ele recebeu prêmios de instituições responsáveis por avaliar as práticas de empresas. Afinal, esse reconhecimento demonstra que a companhia tem sido eficiente na execução de suas tarefas.

7. Verifique o orçamento da obra

Um consumidor bem informado está sempre buscando pelo melhor custo-benefício, ou seja, pelos serviços ou produtos que entreguem a melhor qualidade por um preço que se encaixe em suas condições. É importante que tais indicadores também sejam adotados na escolha de uma construtora em Itu.

Isso ocorre porque, embora o preço da obra por si só não seja um fator determinado, quando combinado a outros fatores, ele pode demonstrar os diferenciais de algumas empresas. É importante ressaltar, porém, que a pessoa interessada não deve simplesmente buscar pela opção mais barata. Afinal, de nada ainda gastar pouco com a edificação do imóvel e depois sofrer prejuízos com novas obras de manutenção.

8. Conheça a saúde financeira da construtora

Por fim, antes de optar por uma construtora em Itu, a pessoa interessada em construir uma imóvel na cidade de Itu deve se inteirar a respeito das condições financeiras da empresa. Esse cuidado é indispensável para evitar que, sem recursos para financiar sua operação, a empresa deixe a obra pela metade.

Sim, nesse caso o indivíduo pode entrar com processos para reaver seus recursos, ou para levar a empresa a terminar a obra. No entanto, considerando a lentidão de nosso sistema judicial, esse processo poderia durar anos.

Portanto, o melhor método para evitar essa dor de cabeça e garantir que de fato a empresa, responsável pela obra, conta com recursos o suficiente para cumprir seus compromissos.

Quando pensamos na construção de uma casa, é indispensável que ela atenda os critérios de conforto de seus proprietários. Por essa razão, é importante que a empresa responsável pela obra tenha uma via de comunicação eficiente com seus clientes, para garantir que o imóvel construído de fato terá a sua cara.

Agora que você sabe quais pontos analisar antes de optar por uma construtora em Itu, que tal ter acesso a uma empresa séria, que conta com profissionais altamente qualificados e com anos de experiência no mercado? Entre em contato conosco e descubra os diferenciais da Misorelli Engenharia!  

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *