cronograma-de-obra-como-fazer-de-forma-rapida-e-facil

Cronograma de obra: como fazer de forma rápida e fácil

Organização e controle são dois requisitos indispensáveis para que uma tarefa seja desempenhada com eficiência, e a construção civil não é uma exceção a esta regra. Por esse motivo, elaborar um cronograma de obra, antes de dar início a qualquer edificação, é de suma importância.

Ao tomar este cuidado, o profissional responsável pela construção consegue organizar de maneira intuitiva todas as atividades que precisa realizar, o que lhe permite usar os recursos que tem à sua disposição de maneira mais econômica. Além disso, uma obra bem organizada está menos sujeita a erros e acidentes.

Levando estes fatos em consideração fica fácil entender por que o cronograma de obra é tão importante. A grande questão é, como realizá-lo? Continue a leitura e descubra como ser bem-sucedido nesta tarefa!

Mapeie as atividades

O primeiro passo a ser dado na elaboração de um cronograma de obra eficiente é mapear todas as etapas que devem ser realizadas durante o processo de contração. Com base em tais informações existe a possibilidade de se desenvolver a Estrutura Analítica do Projeto (EAP). A EAP pode ser descrita como o conjunto das atividades necessárias para que um projeto seja finalizado.

Nesta etapa da elaboração do cronograma a ordem em que as tarefas devem ser realizadas não tem relevância. O mais importante neste momento é não deixar de fora nenhuma das tarefas que devem ser desempenhadas durante a obra.

Defina a sequência de atividades

Assim que o mapeamento de atividades é feito, o passo seguinte é definir a ordem com que as atividades em questão devem ser realizadas.

Este processo é de suma importância e deve ser executado por uma pessoa com o conhecimento técnico necessário. Isso ocorre porque algumas tarefas só podem ser iniciadas depois que determinada etapa é completa. Portanto, um erro de planejamento, principalmente em obras maiores, pode ocasionar graves atrasos e prejuízos.

Outro ponto importante é identificar quais tarefas só podem ser realizadas quando uma etapa anterior é cumprida e quais podem ser executadas ao mesmo tempo. Tomando este cuidado é possível otimizar o tempo da construção.

Estipule o tempo necessário para realização de cada etapa

Conforme o cronograma de obra começa a tomar forma, o responsável por ele precisa definir o tempo necessário para que cada etapa seja realizada. Este cuidado é fundamental para garantir que a construção será completada dentro do prazo.

Além de usar seu conhecimento técnico para prever a duração de cada atividade, o profissional precisa fazer uso de experiências anteriores para tentar mensurar atrasos causados por imprevistos.

Construa o cronograma de obra

Com base nos passos dados anteriormente, todas as informações necessárias para que o cronograma de obra seja feito já estão disponíveis. O passo final é a elaboração do cronograma em si.

Via de regra, o uso de softwares especializados é recomendado nesta etapa, e existem muitas opções disponíveis, entre elas podemos citar o Primavera, o MS Project e até mesmo o MS Excel. É importante que o responsável pelo cronograma escolha um sistema ao qual já esteja habituado. Detalhes como interface intuitiva podem ser considerados um diferencial para esta escolha.

A tarefa de controlar todos os processos e atividades para a construção de um imóvel é árdua, sem uma organização eficiente a tendência é que erros sejam cometidos, causando um aumento de custos e, em alguns casos, até mesmo acidentes. Por esse motivo, medidas que garantem a organização da construção são tão importantes e precisam ser devidamente implementadas.

Agora que você sabe como elaborar um cronograma de obra, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e dividir este conhecimento com seus amigos?

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *