Conheça o conceito de eco-friendly e porque se atentar a isso

Conforme o número de pessoas que conhece a importância da sustentabilidade cresce, a adoção de medidas que protegem o meio ambiente, por meio de um uso mais adequado dos recursos naturais, também evolui. Dentre essas medidas, o conceito de eco friendly vem se destacando.

De um modo simples, o eco friendly, ou amigável ao meio ambiente, pode ser descrito como um conjunto de práticas que tendem a tornar produtos e serviços menos prejudiciais à natureza.

Continue a leitura e descubra seus benefícios para a construção!

Conceito de eco friendly na construção

Via de regra, uma obra consiste em moldar o espaço, para que ele se torne mais confortável para os seres humanos. A grande questão é que, se este processo for realizado de um modo descuidado, o meio ambiente pode sofrer graves prejuízos.

O conceito de eco friendly na construção, por sua vez, adota uma série de medidas para garantir que a obra seja realizada do modo menos invasivo possível, o que reduz drasticamente seus impactos no meio ambiente.

Implementação de eco friendly em uma construção

Para que uma construção de fato seja considerada eco friendly, ela precisa seguir uma série de requisitos. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

Escolha o terreno adequado

O primeiro passo, para garantir a sustentabilidade de uma obra, diz respeito à escolha do terreno em que ela deve se realizada. É óbvio que a construção em áreas de preservação não é permitida, até porque a lei veda este tipo de obra. Apesar desse fato, a escolha do terreno é importante em outros sentidos.

Por exemplo, ao realizar a construção em uma área próxima ao transporte público, o morador pode utilizar menos o carro, o que impacta de modo positivo o meio ambiente, reduzindo seus poluentes.

Utilize materiais certificados

A derrubada ilegal de árvores é um dos males que mais prejudicam o meio ambiente, para evitar contribuir com esse erro, é importante adquirir apenas madeira certificada, de fontes devidamente fiscalizadas e autorizadas.

Neste conceito, é fundamental ter cuidado também na hora de escolher os acabamentos. O uso de tintas à base de água, que utilizam menos química em sua produção, é indicado por causar menos impactos à natureza.

Invista no consumo responsável

Não é novidade que a produção de energia elétrica gera impactos ao meio ambiente, para reduzi-los, investimentos simples, como projetos que otimizem a iluminação e ventilação natural, e o uso de lâmpadas led, são recomendados.

Além disso, a aplicação de sistemas de coleta e reutilização da água é fundamental para preservar este recurso tão importante.

Vantagens de uma construção eco friendly

O primeiro benefício auferido, por uma obra sustentável, é a preservação da natureza e todas as vantagens, para a vida humana, que ela oferece. Mas é válido ressaltar também que o investimento em medidas socialmente ecológicas tende a valorizar um imóvel.

Além disso, o uso inteligente de água e energia elétrica ainda reduz o gasto mensal com estes recursos.

Levando em consideração a importância da natureza em nossas vidas, é fácil perceber como as construções eco friendly são benéficas. Apesar deste fato, é inegável que coordenar todas as etapas de uma obra, para que de fato ela siga as etapas que a tornam ecologicamente sustentável, é uma tarefa difícil.

Nesta situação, recorrer a uma construtora, alinhada a metodologias amigáveis ao meio ambiente, tende a ser a melhor opção. Isso ocorre porque, além de ter todo o conhecimento técnico para elaborar projetos sustentáveis e eficientes, a construtora ainda conta com uma gama de fornecedores confiáveis, o que lhe permite acesso a materiais certificados e de qualidade.

Agora que você sabe o que é eco friendly, e entende como aplicá-lo a uma construção, gostaria de ter acesso a mais informações úteis como esta? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes!  

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *