gerenciamento-terceirizado-obra-residencial

Como realizar o controle do orçamento de uma obra residencial?

O gerenciamento de uma obra envolve o conhecimento técnico sobre a construção e de suas etapas. Uma delas é em relação aos custos com a construção, fator determinante sobre prazo e qualidade.

O orçamento de obra residencial deve ser analisado desde o início para que todas as etapas sejam realizadas com o máximo desempenho, respeitando as especificações técnicas do projeto e sem estourar o orçamento previsto.

Gerenciar uma obra residencial é desafiador, por isso, conte com a ajuda especializada de uma construtora na sua região. Pois uma forma eficaz de garantir o acompanhamento da sua obra é terceirizando o serviço.

Veja, a seguir, como a terceirização do gerenciamento de obras pode ser útil para garantir a qualidade da sua residência. Confira!

Motivos para terceirizar o gerenciamento de obras

A construção de uma residência envolve várias etapas. A primeira delas é a realização de um projeto arquitetônico desenvolvido por um profissional com todas as vontades do cliente. Quando uma construção se inicia sem nenhum projeto como base, as chances de ocorrerem problemas durante a construção aumentam.

Entretanto, mesmo que um profissional desenvolva os projetos, durante a construção também é indicado que um profissional qualificado acompanhe toda a obra, para planejar a compra de materiais, uso de mão de obra, qualidade de acabamentos e muitos outros itens.

A terceirização do serviço de acompanhamento de obras é uma excelente opção para garantir o controle de orçamento, economizar nas compras de materiais e garantir que as especificações técnicas necessárias ao bom desempenho da obra sejam realizadas.

Ao contratar uma empresa qualificada, os profissionais contratados têm conhecimento técnico especializado e já estão acostumados a gerenciar obras, refletindo na qualidade e desempenho dela.

Veja algumas razões pelas quais a terceirização pode ser uma ótima ferramenta para reduzir os custos da sua construção.

Trabalhar com profissionais especializados

Boa parte do sucesso do planejamento se deve ao trabalho desenvolvido pelos profissionais. A terceirização do trabalho permite que vários profissionais experientes sejam responsáveis por repassar as informações sobre preços e prazos de forma mais certeira. Dessa maneira, o cronograma desenvolvido tem como base a experiência real de profissionais já acostumados a lidar com imprevistos que ocorrem numa construção domiciliar.

De acordo com a Lei 5.194/1996, no Brasil, apenas arquitetos e engenheiros civis têm atribuições para gerenciar obras e reformas.

Antecipar problemas e lidar com os imprevistos da obra

É comum ocorrer imprevistos durante a construção de uma residência. Os prazos de entrega de materiais podem não ser cumpridos, por exemplo, materiais podem não ser entregues corretamente, e todas essas pequenas interferências prejudicam outras etapas construtivas.

Uma construtora já consolidada no mercado tem cadastro de empresas parceiras que oferecem serviços de qualidade. Dessa forma, o cliente não precisa lidar com fornecedores. Pode parecer pouco, mas é cansativo e exige bastante tempo pesquisar preços, materiais e avaliar o custo-benefício de vários materiais necessários à construção de uma residência.

Controlar o desempenho do pessoal

Outro benefício alcançado quando existe o controle do planejamento de obras é analisar dados como o desempenho do pessoal. A equipe de trabalho é composta por diversas pessoas com conhecimentos diferentes. Toda a equipe é responsável pelo conjunto final da obra e por isso é bom fazer o acompanhamento da qualidade do trabalho, do tempo para a conclusão de tarefas e outros indicadores.

A empresa terceirizada já faz esse tipo de acompanhamento e análise, então, ela é capaz de indicar quais profissionais são os ideais para cada obra. Assim, os limites de custo e prazo são estabelecidos e tendem a ser respeitados.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Reduzir os custos previstos no orçamento

Geralmente, quando a construtora compra materiais em grande quantidade ela consegue um desconto dos fornecedores, que pode ser oferecido até mesmo pelo tempo de relacionamento. Quando o cliente compra sozinho, ele pode não ter acesso a esse tipo de desconto dado somente às construtoras.

Com tantos materiais a serem adquiridos, é importante contar com toda a ajuda disponível. As construtoras terceirizadas conseguem indicar materiais com bom custo-benefício e fazer compras planejadas, reduzindo o custo total do orçamento.

Controlar o estoque de materiais

Uma das partes do planejamento e controle do orçamento de obras envolve o controle de estoque dos materiais. Essa talvez seja uma das partes mais importantes, devido ao alto custo que cerca a compra dos insumos.

Assim como a compra dos materiais utilizados, é importante saber armazenar os materiais recebidos no canteiro de obras para que eles não estraguem. Um exemplo é o cimento, que deve ser armazenado em local seco e arejado. Quando esse material é colocado em algum lugar úmido, ele pode estragar, já que a reação entre o cimento e a água acontece antes do planejado e prejudica o seu desempenho na estrutura.

Esse tipo de comportamento já é previsto pelas construtoras especializadas em gerenciamento de obras. Então, além do cuidado em armazenagem e estocagem, elas também fazem o gerenciamento para que não falte materiais na obra e os colaboradores fiquem parados sem insumos suficientes à realização de suas tarefas.

Garantir o cumprimento das etapas do projeto

É indicado que, durante o desenvolvimento de uma obra, ela seja visitada pelo profissional responsável pelo menos uma vez ao dia. Assim ele acompanha o desenvolvimento do trabalho e do serviço prestado. Durante a semana, pode ser difícil para o cliente reservar horário para verificar a obra, então, o mais indicado é ter a ajuda de uma construtora especializada em gerenciamento de obras para que ela consiga desenvolver o trabalho.

Gerenciar uma obra residencial pode ser complicado para quem não tem experiência no assunto. Por isso, o mais indicado é realizar o controle do orçamento de obra residencial com a ajuda de uma construtora em Itu especializada nesse tipo de serviço.

Procure por uma empresa com relevância no segmento de construção na sua região. Você pode visitar obras já realizadas pela construtora e conversar com seus antigos clientes para ter uma melhor ideia do serviço prestado. Essas informações são relevantes para escolher a construtora que melhor se enquadre nas suas expectativas.

Quer construir mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e veja como a nossa construtora pode te ajudar!

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *