Qual a importância e como fazer um planejamento de obras?

Quando pensamos na construção de uma casa, é natural que os diversos procedimentos, indispensáveis para a execução dessa tarefa, venham a nossa mente. Levando em consideração cada um deles, é fácil perceber a importância do planejamento de obras.

Sem esse cuidado, a edificação de um imóvel tende a ocorrer de um modo menos controlado, uma situação que abre espaço para uma série de problemas, como prejuízos e atrasos. Portanto, ao deixar de lado o planejamento, o responsável pela construção apenas aumenta o nível de complexidade de suas tarefas.

Com a finalidade de ajudar você a evitar inconvenientes como esses, preparamos este conteúdo com orientações a respeito do planejamento de obras! Leia o artigo e descubra como elaborar esse plano de um modo rápido e eficiente!

Elabore um orçamento

Um dos pontos mais importantes para que o planejamento de obras de fato seja bem-sucedido é a definição do orçamento. Isso ocorre porque, ele precisa levar em consideração a condição financeira da pessoa interessada em construir o imóvel, os recursos que ela tem disponíveis para a execução do projeto, ao mesmo tempo que computa todos os gastos que estão envolvidos na operação.

Caso essa etapa não seja cumprida com o devido cuidado, os custos da obra podem superar os valores previstos no orçamento, o que forçaria o responsável pela construção a lidar com gastos que não estavam agendados. Dentre os principais itens que esse documento deve conter, podemos citar os seguintes como exemplos:

  • materiais para a construção;
  • mão de obra especializada;
  • acabamentos;
  • documentações e burocracias para a regularização do imóvel.

É interessante ressaltar que, na edificação de imóveis, imprevistos podem ocorrer e causar gastos inesperados. Por essa razão, é interessante reservar uma certa quantidade de recursos no orçamento para possíveis situações inesperadas.

Crie um cronograma

Uma vez que o responsável pela construção estabelece o valor necessário para a realização de cada etapa do processo de construção, o passo seguinte é planejar a execução de cada uma dessas tarefas. É válido ressaltar, porém, que o cronograma, para ser funcional, deve ser elaborado com base no tempo mínimo que cada procedimento da obra costuma demandar para ser realizado.

Além disso, o documento precisa definir pontos como etapas da construção que podem ser cumpridas ao mesmo tempo, sem causar transtornos ou impactos negativos nas outras etapas da construção.

Por fim, assim como ocorre como o orçamento, alguns imprevistos, como chuvas inesperadas, podem atrasar a construção. Isso torna recomendável que o documento inclua os dias perdidos com eventos imprevistos na apresentação do prazo final para entrega da obra.

Administre a regularização da obra

Quando o assunto é o planejamento de obras, muitas pessoas pensam no orçamento e no cronograma, que de fato são fundamentais, mas acabam se esquecendo de outro fator indispensável para a construção, a regularização da obra. Isso porque, se o responsável pela obra não tomar o cuidado de atender a toda a burocracia requerida para que a construção ocorra, ela pode até mesmo ser embargada, causando atrasos e prejuízos.

Portanto, a administração de documentos e autorizações, e as datas em que eles devem ser apresentados às instituições responsáveis pela fiscalização, precisam fazer parte de um planejamento de obras eficiente.

Analisando a complexidade de todos os itens que um plano de construção deve conter, é possível notar que, para que ele seja bem-sucedido, precisa ser feito por profissionais experientes e capacitados. Nesse contexto, contar com uma empresa especializada na execução de obras costuma ser a melhor opção.

Você gostaria de ter acesso aos serviços de uma construtora séria, conhecida no mercado por sua excelência e pela alta capacitação e experiência de seus colaboradores? Entre em contato conosco e descubra os diferenciais da Misorelli Engenharia!  

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *