Descubra agora mesmo quanto custa construir uma casa

Antes de ter acesso ao tão sonhado imóvel próprio, saber quanto custa construir uma casa é fundamental. Afinal, é com base nesta informação que a pessoa, interessada em construir uma residência, será capaz de elaborar uma estratégia e assim realizar seu sonho!

É necessário levar em consideração, porém, que o custo de uma construção está atrelado a diversos fatores, o que torna complexa a tarefa de calculá-lo de modo exato. Pensando neste problema, resolvemos criar um conteúdo com informações mais completas a respeito deste assunto, para servir como um guia.

Você gostaria de saber quanto custa construir uma casa? Continue a leitura e descubra a resposta para essa pergunta!

Fatores que influenciam o custo de uma obra

Uma vez que o preço final de uma construção tende a variar, de acordo com uma série de fatores, é importante que a pessoa, interessada em construir um imóvel, conheça os motivos que influenciam tal flutuação de preços. Por meio dessas informações, é possível prever custos e, tomando os cuidados adequados, até mesmo reduzi-los.

Entre os principais responsáveis pelo custo final de uma obra, podemos citar os seguintes:

Projeto

Um dos principais fatores a compor o custo de uma obra é sua arquitetura, e isso vai muito além dos gastos necessários para se contratar um profissional habilitado e experiente. A questão é que a arquitetura de um imóvel define seu projeto, ou seja, tudo o que precisa ser construído.

É interessante levar em consideração que mesmo edificações, que compartilham o mesmo número de andares e de metros quadrados, podem ter um custos finais diferentes, isso graças a detalhes como o número de cômodos. Portanto, antes de começar uma obra, é importante analisar se o projeto é adequado para o orçamento disponível.

Materiais

Outro ponto que influencia diretamente o custo de uma obra é o tipo de material escolhido pelo proprietário para construir o futuro imóvel. Isso ocorre porque existe uma grande variação de preços entre os produtos para construção e os principais acabamentos disponíveis no mercado.

Neste contexto, o tamanho da casa também deve ser levado em consideração. O que motiva esse fato é a simples questão de que, quanto maior um imóvel, mais materiais serão necessários para construí-lo.

Portanto, é importante que a pessoa interessada em construir um imóvel pesquise bem os preços dos materiais de construção e defina, para o imóvel, um tamanho que lhe ofereça o conforto necessário, mas isso sem extrapolar o orçamento disponível.

Tipo de terreno

Quando pensamos em quanto custa construir uma casa, a área do terreno, com toda a certeza, é um dos fatores mais importantes. Afinal, ele é justamente o lugar em que a obra deve acontecer.

Além de levar em consideração os custos para aquisição do terreno, que devem ser somados ao valor final da casa, é importante analisar possíveis gastos para prepará-lo para a construção. Por exemplo, caso o terreno apresente irregularidades, ele precisa ser aplainado, ou então um investimento mais alto na obra, para realizar a fundação, precisará ser feito.

Custo de mão de obra

O custo de mão de obra corresponde aos gastos necessários para se contratar os profissionais responsáveis pela construção, como engenheiros, arquitetos e pedreiros. Mais do que simplesmente o salário destes profissionais, porém, é importante considerar sua experiência, qualificação e renome no mercado.

Afinal, de nada adianta contratar um profissional que cobre pouco, mas ofereça um serviço de baixa qualidade.

Custo por metro quadrado em uma obra

Embora conhecer os fatores que influenciam o custo de uma obra seja de suma importância para definir quanto custa construir uma casa, unir todas essas informações e chegar a um orçamento pode ser difícil. Para simplificar esta tarefa, felizmente, podemos contar com uma série de ferramentas, como o SINAPI e o CUB. Continue a leitura e conheça melhor os seus benefícios.

SINAPI

O SINAPI pode ser descrito como um dos índices do IBGE. Ele foi criado com a finalidade de refletir o custo de construção, por metro quadrado, em cada um dos estados do Brasil. Entre os seus principais benefícios, podemos citar sua precisão, afinal, o índice é ajustado mensalmente.

CUB

O CUB, por sua vez, é o índice elaborado pela CBIC (Câmara Brasileira de Indústria de Construção). O índice foi instituído com a finalidade de apontar, de forma precisa, o custo médio de construções em cada região e estado do Brasil. Ele aponta tanto os custos com obras residenciais quanto comerciais.

Orçamento de obra

Por mais que ferramentas como o SINAPI e o CUB sejam eficientes, não é possível contar apenas com elas para definir quanto custa construir uma casa. Isso ocorre porque, como já foi citado no artigo, o preço de uma construção tende a variar de acordo com uma série de fatores.

Por esse motivo, para que um orçamento eficiente e realista seja elaborado, o auxílio de profissionais, como um engenheiro ou um arquiteto, é indispensável. É até possível que uma pessoa, sem os devidos conhecimentos, tente realizar esta tarefa. O problema é que, dadas as dificuldades que ela apresenta, as chances de que erros sejam cometidos são bastante elevadas, o que pode acarretar uma série de atrasos e prejuízos.

Por que contar com o auxílio de uma construtora

Embora um profissional capacitado, como um engenheiro ou um arquiteto, já seja qualificado o bastante para preparar um orçamento e administrar a obra, a supervisão do futuro proprietário do imóvel ainda é importante. O problema é que, muitas vezes, o proprietário não conta com conhecimentos suficientes para fiscalizar a obra, ou para passar ao responsável sua visão do imóvel, o que pode prejudicar o resultado final.

Neste contexto, recorrer ao auxílio de uma construtora costuma ser a melhor opção. Isso ocorre porque, via de regra, essas empresas já contam com pessoal qualificado para conversar com o cliente e entender seus objetivos e necessidades, o que lhes permite preparar um projeto adequado ao perfil dos moradores do imóvel.

Além disso, a construtora tem mais experiência em lidar com questões de cunho burocrático, como a emissão de autorizações junto a prefeitura. Por fim, é válido ressaltar que deixar a gestão da obra com uma empresa com expertise nessa área tende a reduzir tanto o desperdício de materiais quanto o tempo necessário para construção, pois ela é capaz de prever e eliminar problemas que poderiam atrasar a obra.

Agora que você sabe como definir quanto custa construir uma casa, e entende os meios que tornam a obra mais eficiente, gostaria de contar com os serviços de uma construtora altamente especializada, conhecida no mercado pela qualidade de seus serviços? Entre em contato conosco e descubra os diferenciais da Misorelli Engenharia!  

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *