tendencias para a construção civil

Quais são as 3 tendências para a construção civil em 2020?

O novo cenário econômico que vivemos atualmente, em que os juros estão mais baixos e a inflação está sob controle, abre espaço para que a construção civil tome fôlego mais uma vez, dando início a uma série empreendimentos imobiliários. Nesse contexto, é importante conhecer as tendências para a construção civil.

Ao tomar esse cuidado, o indivíduo é capaz de planejar a edificação de sua casa levando em consideração os padrões praticados pelo mercado, uma atitude que tende a garantir a valorização do imóvel e proteger os recursos investidos em sua construção. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este conteúdo com informações relevantes.

Leia o artigo e descubra 3 tendências da construção civil em 2020!

1. Sustentabilidade

Quando pensamos nas tendências da construção civil, uma das que devem ser efetivas, tanto em 2020 quanto nos anos que estão por vir, é a sustentabilidade. Isso ocorre porque, conforme as pessoas se tornam mais instruídas, começam entender a importância de proteger o meio ambiente. Uma atitude que tem sido cada vez mais incorporada à execução de obras.

É importante ressaltar que o conceito de sustentabilidade pode ser implementado desde o início da obra, com atitudes simples como comprar madeira de fontes certificadas e adotando a reciclagem para os resíduos produzidos durante a edificação, o que tende até mesmo a reduzir os custos da construtora.

Além disso, existem outros fatores que aumentam a sustentabilidade de um imóvel. Dentre eles, podemos citar os seguintes:

  • instalação de um sistema para captar água da chuva;
  • soluções em utilização de energia solar;
  • criação de áreas verdes no terreno.

2. Materiais pré-fabricados

Com o avanço e o barateamento de soluções que permitem a fabricação de peças pré-moldadas, esse material tem se tornado cada vez mais usado na construção civil. Entre seus principais benefícios, podemos citar a redução de gastos com cimento, tijolos e fundações, o que abre espaço para que esses recursos sejam usados em outras áreas, como na implementação de soluções sustentáveis.

Outro ponto positivo dos materiais pré-fabricados é que eles reduzem o tempo necessário para a construção, de modo que, ao usá-los, o proprietário tem a oportunidade de morar em sua nova casa mais rapidamente.

3. Automação de imóvel

O futuro já começou, e ele trouxe inúmeras inovações para o modo como as pessoas interagem com o mundo a sua volta. A construção civil não é uma exceção a essa regra! Por meio de sensores e tecnologias que adotam o conceito de internet das coisas, por exemplo, uma casa é capaz de perceber a presença de seus proprietários e, por conta própria, realizar ações como acender lâmpadas.

É importante ressaltar que as funcionalidades desta tecnologia vão muito além! A combinação de um sensor com um software é capaz de medir a temperatura dentro do imóvel e ajustar o ar-condicionado para que o ambiente fique de acordo com as preferências dos moradores. Isso seguindo padrões previamente estabelecidos por eles, é claro.

Com o avanço de conceitos como a inteligência artificial e a internet das coisas, as casas tendem a se tornar cada vez mais inteligentes. O que coloca a automação como uma das tendências para construção civil mais fortes em 2020 e nos próximos anos!

Com o novo aquecimento da construção civil no Brasil, e as inovações que vêm influenciado o mercado imobiliário global, é fácil perceber que o padrão médio de uma residência tende a mudar nos próximos anos. Nesse novo cenário, soluções que combinem, de forma eficiente, sustentabilidade e tecnologia serão amplamente utilizadas e farão parte de nosso dia a dia.

Você já estava por dentro de alguma das tendências para a construção civil em 2020? O que acha de implementá-las em seu imóvel? Deixe um comentário e compartilhe conosco sua opinião sobre o tema!

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *