voce-sabe-como-funcionam-as-casas-inteligentes

Você sabe como funcionam as casas inteligentes?

O avanço das novas tecnologias, especialmente daquelas impulsionadas pela internet, está transformando em realidade situações que até pouco tempo habitavam apenas o imaginário popular.

As casas inteligentes, por exemplo, que até bem pouco tempo pareciam limitadas às telas de cinema, já estão se transformando em rotina em diversos empreendimentos imobiliários.

Mas você sabe como funcionam as casas inteligentes? Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre elas e verá que esta é uma tecnologia cada vez mais próxima do seu dia a dia. Confira!

O que são as casas inteligentes

As smart homes, ou casas inteligentes, são o resultado da aplicação de tecnologias como a Internet da Coisas (IoT) em praticamente todas as atividades cotidianas de uma residência. De dispositivos de segurança a sistemas que ajudam a administrar as compras da casa, tudo pode ser automatizado e controlado à distância, por meio de um simples smartphone, por exemplo.

A maioria das pessoas passam 24 horas por dia conectadas na internet, e é este fascínio por ela que propicia essa evolução. A aplicação desta tecnologia na conexão de praticamente todo e qualquer tipo de equipamento ou objeto vem transformando em realidade o que, até pouco tempo atrás, parecia apenas ficção.

O poder da internet das coisas

Seu carro, sua televisão, seu forno de micro-ondas, sua banheira… a internet das coisas, conhecida pela sigla IoT, tem a capacidade de transformar praticamente qualquer objeto em uma máquina inteligente, programável para executar tarefas que facilitam sua vida.

Por meio de um smartphone ou de um tablet é possível gerenciar toda a sua casa à distância. Você pode, por exemplo, enquanto volta do trabalho, preparar o seu banho e escolher o que vai jantar. Conectada e programada, sua casa vai estar com tudo pronto quando você chegar.

Tecnologia a serviço da segurança

A segurança é um dos usos mais comuns das casas inteligentes. Controles biométricos, identificação automática do seu veículo e sensores de movimento captando situações suspeitas no entorno são alguns exemplos de como uma smart home zela pela sua segurança.

Compras sempre em dia

A tarefa nem sempre agradável de ir ao supermercado ganha uma nova dinâmica com as casas inteligentes. Esqueça as listas de compras. Sua dispensa pode ser controlada automaticamente, com os estoques de mantimentos sempre em dia. O pedido de reposição poderá ser enviado de forma on-line ao mercado, com agendamento da entrega dos produtos. A própria casa inteligente se encarrega disto.

Casa arrumada

Sua casa inteligente também terá a capacidade de se aprontar automaticamente para lhe esperar. Assim, quando voltar do trabalho você encontrará a TV sintonizada no seu canal favorito, o ar-condicionado ligado e o jantar quase pronto no forno. Tudo programado por meio da internet, sem que você precise se preocupar com nada.

Ficou impressionado com a transformação que as casas inteligentes podem gerar em sua vida? Pois saiba que isto já é uma realidade. Parte destes dispositivos já estão disponíveis e a tendência é de que eles se popularizem cada vez mais rápido.

Gostou do nosso post sobre as casas inteligentes? Então deixe seu comentário, dizendo o que você achou mais interessante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *