paisagismo-na-frente-da-casa-4-dicas-para-decorar-a-fachada

Paisagismo na frente da casa: 4 dicas para decorar a fachada!

A decoração de um imóvel é determinante para que ele tenha a personalidade e o estilo de seus donos. Por isso, ela deve ser considerada em todos os detalhes desde o planejamento da sua construção. Nesse sentido, você não pode se esquecer de um ponto muito importante: o paisagismo na frente da casa.

Plantas, pedras, canteiros com flores coloridas, tudo isso pode ajudar a deixar a fachada do seu lar mais aconchegante, complementando o projeto arquitetônico da sua residência com harmonia. Quer algumas dicas para o planejamento do paisagismo no seu quintal? Confira as nossas 4 sugestões!

1. Defina o tamanho do espaço e seu objetivo

O passo mais importante para que o paisagismo na frente da sua casa tenha harmonia é a definição clara do seu objetivo. Será apenas um jardim ou o lugar será usado, também, como área de lazer, unindo espaços de convivência para a família e amigos?

Caso haja circulação de pessoas, é preciso planejar passagens seguras para elas, de modo que não afetem a saúde das plantas e do gramado, se for o caso. Você pode escolher revestimentos de madeira ou de pedra, dependendo do projeto e de como ele vai combinar com a fachada do imóvel.

É importante que não haja plantas com espinhos próximas de lugares onde as pessoas vão passar ou se sentar. Árvores são uma boa ideia para proporcionar um bom acolhimento em suas sombras.

Verifique, ainda nesse planejamento, se você usará plantas que precisam de muitos cuidados e se vai dispor de tempo para isso. Pense nos custos de manutenção do seu jardim e coloque-os em seu planejamento financeiro.

2. Escolha os tipos de plantas

Há pessoas que gostam mais do colorido das flores e outras que preferem as folhagens com diferentes tons de verde. Atender ao seu gosto pessoal é importante, mas você também deve considerar as condições em que as plantas serão condicionadas.

Assim, você deve analisar a incidência de sol, a circulação de ar e a umidade na frente de casa na hora de escolher as plantas que vão compor o seu paisagismo. Lembre-se, também, de que as árvores podem não combinar com o espaço se a fachada for muito pequena. Você pode substituí-las por arbustos ou espécies menores.

3. Planeje o local das plantas

A variedade, o tamanho e a quantidade de plantas que vão compor o seu jardim depende do espaço que será destinado a elas. Muitas vezes, em ambientes menores, é possível aproveitar os muros para fazer um jardim vertical. Gazebos e pergolados também são elementos interessantes para o paisagismo na frente de casa, sempre em harmonia com o seu projeto arquitetônico.

4. Cuide do solo adequadamente

Por fim, não se esqueça de que o solo deve receber uma preparação especial para o plantio e isso vai depender das espécies escolhidas para que elas tenham uma vida útil prolongada. Estudar quais são as plantas nativas do local onde fica a sua casa é uma boa ideia, pois sua preservação será facilitada.

Se o profissional que vai fazer o seu paisagismo perceber que a terra não é fértil, poderá ser necessário usar adubo. Outra sugestão é compor o ambiente com vasos, jardineiras e floreiras, onde você pode aplicar o tipo de terra adequado para as plantas que pretende ter em sua fachada.

Ao fazer o paisagismo na frente da casa, tenha em mente que será necessário manter os cuidados com as plantas periodicamente. O ideal é contar com um profissional para ajudar você nessa tarefa para a manutenção do local.

Gostou das nossas dicas? Está planejando a construção ou a reforma da sua casa? Siga as nossas páginas no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para mais conteúdos como este!

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *