veja-como-contratar-uma-construtora-pode-diminuir-o-custo-da-obra

Veja como contratar uma construtora pode diminuir o custo da obra

Construir uma casa exige uma boa dose de planejamento e de dedicação. Especialmente para quem não tem experiência, decidir sobre a melhor forma de tocar a obra pode ser uma tarefa um tanto complexa. Afinal, além da qualidade do serviço, é fundamental pensar no custo de obra e na sua própria disponibilidade e conhecimento para gerenciar todo o trabalho.

A primeira decisão importante a ser tomada é sobre o tipo de serviço a ser contratado: uma construtora, que assumirá a obra por completo, ou profissionais autônomos, que executarão o projeto etapa por etapa. Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a tomar uma boa decisão nessa questão.

Então, confira os prós e contras de cada uma dessas opções e confira por que contratar uma construtora em Itu pode ser a melhor decisão para realizar sua obra com mais agilidade, menor custo e sem dor de cabeça.

Qual é o papel de uma construtora?

No que se refere a obras, a construtora é a empresa que pode oferecer o mais completo pacote de serviços. Desde o planejamento, incluindo a limpeza do lote e a contratação da mão de obra, até a entrega das chaves, todas as etapas da construção são coordenadas por ela. Assim, quem contrata uma construtora para levantar sua casa não terá que se preocupar com cada fase da obra. Afinal, absolutamente todas as etapas ficam sob responsabilidade da empresa.

Como uma construtora pode otimizar o custo de obra?

Principalmente para quem não tem experiência em construção, nem tempo para gerenciar os trabalhos no canteiro de obras, a contratação de uma construtora pode representar uma enorme tranquilidade. Um dos grandes benefícios desse modelo de obras é o fato de você praticamente não se envolver com o andamento. Cabe à construtora, por exemplo, realizar todos os ajustes necessários no lote para edificar sua casa, como limpeza e terraplanagem.

Também ficam sob responsabilidade da empresa os trâmites legais que envolvem a construção, como a obtenção de alvarás e a contratação da mão de obra que executará os trabalhos. A aquisição e a estocagem dos materiais utilizados na obra também são realizadas pela construtora.

Todas essas etapas da obra, quando executadas pela empresa, têm a supervisão de profissionais qualificados, como engenheiros e arquitetos. Assim, além da garantia da qualidade do serviço, questões como o uso adequado dos materiais são mais bem gerenciadas.

Ao contratar uma construtora, não é necessário supervisionar de perto cada etapa da obra. O proprietário não precisa visitar diariamente o canteiro de obras, avaliar o avanço da construção, o desempenho dos profissionais, o uso correto dos materiais e a qualidade do serviço, por exemplo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Será que vale mesmo a pena contratar profissionais autônomos?

Na hora de construir, muita gente opta por tocar a obra por meio da contratação de profissionais autônomos em vez de uma construtora. Entre os objetivos desse modelo de trabalho estaria a possibilidade de reduzir os gastos do serviço.

De fato, pelo menos teoricamente, é possível diminuir o custo de obra contratando os profissionais diretamente. Além de negociar preços menores com eles, nesse modelo de obra, o proprietário mesmo pode reduzir custos em outros itens, como na aquisição dos materiais, por exemplo. Assim, em um mundo perfeito, construir com mão de obra independente poderia gerar economia.

Na prática, porém, essa pode ser uma opção arriscada. Primeiramente, há o risco do não cumprimento daquilo que foi combinado. Como provavelmente será preciso contratar diversos profissionais separadamente, pode acontecer de algum deles não conseguir executar seu serviço no prazo e comprometer o andamento de toda a obra.

Além disso, para quem não está habituado com a gestão de obras, não é simples identificar que o trabalho não tem qualidade, por exemplo. Isso pode exigir que etapas sejam revistas ou refeitas, comprometendo tanto os prazos de entrega quanto os custos. Também é preciso cuidar da correta gestão dos contratos com os profissionais, sob pena de sofrer ações trabalhistas no futuro, o que gera mais custo e mais aborrecimento.

Em qualquer desses casos, os benefícios alcançados com a contratação de profissionais autônomos se perdem e o dono da obra fica com uma imensa dor de cabeça, além de uma construção pela metade que precisa ser concluída.

Quais são as vantagens de contratar uma construtora?

Especialmente quem está se aventurando pela primeira vez em uma obra, a opção por contratar uma construtora pode reduzir o risco de problemas ou prejuízos. Veja como uma empresa especializada no setor pode ajudar.

Bom planejamento

Uma boa construtora dispõe de profissionais especializados na execução de todas as etapas da obra, de engenheiros a operários. E o primeiro passo para que tudo aconteça de forma adequada é justamente o planejamento — a construtora apresenta ao cliente um projeto detalhado da obra, com todas as etapas devidamente dimensionadas.

Nada de retrabalho

Quando não há planejamento, o risco de haver erros é maior, o que compromete a qualidade e os prazos estabelecidos para a entrega a obra. Quando se contrata um pedreiro autônomo o risco de retrabalho é maior e é você pode evitar esse inconveniente contratando uma construtora.

Melhor aproveitamento do material

Uma obra mal planejada e mal executada pode ocasionar o desperdício de materiais. E isso representa um maior custo final para a sua construção. Optando pela construtora, todo o material necessário é previamente dimensionado. Além do melhor aproveitamento dos insumos, esse cuidado garante que as compras serão feitas de forma criteriosa, proporcionando economia de recursos.

Que cuidados você deve ter ao contratar a construtora?

Na hora de escolher uma empresa para construir a sua casa, algumas medidas são importantes para garantir a sua tranquilidade. Na verdade, mesmo sem entender de obras é possível tomar alguns cuidados para reduzir o risco de problemas. Confira algumas dicas.

Pesquise sobre a construtora

Pela própria internet é possível obter algumas informações sobre a seriedade da construtora. Redes sociais e sites como o Reclame Aqui podem ajudar nessa pesquisa.

Visite algumas obras

Você pode visitar obras que a construtora está realizando e verificar como ela trabalha. A organização e a preocupação com o uso de equipamentos de segurança dão uma mostra do cuidado que a empresa tem no trabalho como um todo.

Fale com outros clientes

Verifique, junto a pessoas que já utilizaram o serviço da empresa, como foi o resultado final. Questione se houve atrasos e se tudo foi entregue conforme o combinado.

Conforme você viu neste post, contratar uma construtora é a opção mais segura, tranquila e que resulta em um menor custo de obra para erguer a casa dos seus sonhos. Escolhendo uma empresa de confiança e boa reputação, você terá, ao final dos trabalhos, tranquilidade e garantia quanto à qualidade da entrega.

E caso você esteja procurando uma construtora em Itu, considere a Misorelli como o seu melhor parceiro. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar!

banner e-bookPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *